19 setembro 2003

De volta. Arcahon - Aveiro

Provavelmente os (des)afortunados leitores deste blog terão pensado que este é mais um que se foi com as férias. É certo que houve um hiato. mas a intenção é continuar, apesar dos ritmos agora serem outros.
Estive em França, Arcachon, cidade irmã da minha, tão parecida nas paisagens, na água, tão diferente nas gentes, quanto Portugal da França.
Basta viajar um pouco para reforçarmos o nosso sentimento europeista e também para logo compararmos.
Arcahon é uma cidadesinha fina, feita de casas de famílias de séculos, com jardins quase do tamanho dos nossos parques. O socialista veria nisto a injustiça que há que combater se necessário pela revolução. Eu vejo que numa sociedade mais desenvolvida, respeitando a propriedade privada, dando estabilidade politica e social, todos acabarão por ser beneficiados e o objectivo último - erradicar a miséria económica, social e cultural, será muito mais eficazmente alcançado incentivando e cativando o investimento multiplicador de riqueza, do que pela via socialista, filha da inveja social que não trará senão pobreza, ainda que bem distribuída, ou melhor, generalizada a todos, excepto à nomenclatura do partido.
Acredito num sistema que numa fase saiba cativar os investimentos que façam aquecer a economia, para depois poder aplicar políticas de distribuição da riqueza.

Sem comentários:

Enviar um comentário