09 fevereiro 2004

Primárias, porque não cá?

A movimentação das primárias norte-americanas com todo o frenesim democrático que lhes está associado e com todo o seu efeito depurador sobre candidatos mal preparados, estimulou-me a a um paralelismo com a situação em Portugal.
Claro que estou a pensar no PSD, mas penso neste mecanismo das prmárias como:
1. uma forma clara de ouvir os militantes partidários e sondar as suas preferências. Nenhum candidato de um partido ganhará uma eleição se não conquistar a alma do seu proprio partido em primeiro lugar.
2. Um teste ás qualidades políticas dos potenciais candidatos. Desta forma, com este "ensaio geral", poupam-se aquelas confragedoras campanhas em que um cadidato vai para o terreno e todos, menos o próprio, nos apercebemos do tremendo erro de casting.
A que situação se aplicariam estas primárias social-democratas?
A todas as eleições com forte personalização, como sejam as presidenciais e as autárquicas.
Eu sei que não é tradição, mas que tal o PSD ser nisto também um partido que surpreenda e que mostra novas formas de abordar a política partidária em Portugal?
Eu sei que iria doer a muita gente, que é muito mais fácil um bom jogo de bastidores, mas será que a qualidade dos candidatos e as hipóteses de vencer não sairiam reforçadas?

Blogs aveirenses

Que bom que é poder encontrar alguns blogs made in Aveiro, ou melhor, nalguns casos até são feitos em Estarreja, num curioso fenómeno de infecção bloguista, em que se propagam , num curto espaço de tempo.
Aqui vão as ligações com os meus votos de longa vida (coisa nada fácil em se tratando de blogs) :
O Pedro Vaz, um socialista assumido, é autor de O Prazer da Política . É de Estarreja, como desse concelho vêm os blogs de Vladimiro Silva, ex-presidente da Câmara pelo PS, o Estarrejaefeverscente e ainda o Vela Latina, de José Vital, a comprovar que em Estarreja, a Democracia é mesmo electrónica.
Um must, nesta matéria regional é o já citado Notas entre Aveiro e Lisboa de João Oliveira.
Toda esta informação e até um simpático link para este Sumo de Laranja, vem no Notícias de Aveiro, ferramenta muito útil para quem se interessa pelo que vai ocorrendo nesta região.