01 dezembro 2003

Blog canónico?

Deparei agora com a Causa Nossa.
Um novo blog, colectivo, em que se pode encontrar a fina flor da nossa intelectualidade, de tendência socialista.
Este grupo promete que a sua Causa será, ela sim, o blog dos blogs, a referência:
Respeitaremos os cânones mais exigentes de um espaço público de opinião. Este espaço não pretende ser uma expressão fútil de confessionalismos pessoais nem de proselitismos ideológicos ou políticos.
Será que não se enganaram na porta?
Será que o espírito blogista será mesmo o dos "cânones mais exigentes"? ou antes uma certa anarquia na forma e no conteúdo, mais liberdade de intervenção do que preocupações "canónicas".
Os blogs nasceram livres e assim se têm multiplicado - no dia em que respeitarem os doutos cânones, mesmo que inspirados na mais exigente e assaz densa intelectualidade de esquerda, nesse dia, o movimento blog morreu.
No Sumo de Laranja, sabemos que não somos referência, mas nunca ousamos a tanto - apenas e só, partilhar ideias, promover discussão política neste novo meio que pode ser, se bem aproveitado, uma das mais genuinas expressões da palavra Democracia.

30 novembro 2003

Constituição democrática II

Os pactos MFA-Partidos, o que foram senão processos de condicionamento da actividade democrática e de livre discussão das melhores opções para o futuro de Portugal?
O COPCON, durante muito tempo dirigido por essa referência da nossa democracia, Otelo Saraiva de Carvalho, actuou ou não em plena vigência dos trabalhos da Assembleia Constituinte?

A Assembleia Constituinte foi ou não, certo dia, sequestrada por trabalhadores entusiasticamente saudados pelas forças de esquerda revolucionária e comunista, perante a passividade das autoridades de segurança?

Terá sido em clima de ampla liberdade, ou seja de livre expressão e respeito pelas ideias democráticas, fossem de direita ou de esquerda, que se foram redigindo os artigos da Constituição?

Porque será que naquela época, todos os partidos admitiam que Portugal caminhava para alguma forma de socialismo? Seria por sentirem um "ambiente democrático"?

Constituição democrática?

Foi grande o alarido entre a esquerda pensante,
à volta das declarações do primeiro-ministro sobre o contexto pouco democrático que envolveu a génese da nossa Constituição.
Desde a imprensa escrita, a blogs alaranjados, parece que Durão Barroso cometeu um sacrilégio, autêntica barbaridade reaccionária.

Para os mais esquecidos, aqui vão algumas passagens retiradas do texto constitucional português de 1976, ainda que possam parecer, para os mais distraídos, transcrições da constituição de uma das "saudosas" repúblicas socialistas do Leste. Claro que um dos guias da revolução que tinha então honras de figura constitucional era...o tão democrático Conselho da Revolução, constituído por ... militares.

No Comments:

"Portugal é uma República soberana, (...) empenhada na sua transformação numa sociedade sem classes" (versão original do Artº 1º).

A República Portuguesa é um Estado (...) que tem por objectivo assegurar a transição para o socialismo" ( versão do art.º 2º)

"São tarefas fundamentais do Estado...

promover o bem estar e a qualiade de vida do povo, a igualdade real entre os portugueses...(...) mediante a transformação das estruturas económicas e sociais, designadamente a socialização dos principais meios de produção ...". ( Do art.º 9º)